Yes, I'm a sellout.

Saturday, February 24, 2007

Desperdícios

Desde que tenho memória sempre fui "adepto" do benfica. Nunca fui muito de futebol. Às vezes vale a pena, os jogos que dão uma injecção de adrenalina a qualquer um. Costumam ocorrer nos jogos entre selecções. Nos últimos tempos, o único contacto que tinha com a minha equipa era perguntar no dia seguinte "quanto é que ficou o jogo ontem?".

Há uns dias houve o referendo sobre o aborto. Gosto de referendos, são mais o meu estilo de governo. Aí sim, o povo faz a lei. Mas só os fazem sobre o que querem, o que torna o referendo uma coisa rara. Além de que poucas vezes o referendo é convocado por razoes legislativas, visto que normalmente serve como uma sondagem de opiniões, sem resultados concretos excepto a opinião do povo, que apesar de registada é esquecida (até eu me esqueço cinco segundos depois de ver os resultados.).
O que não gostei no referendo sobre o aborto foi:
a) Campanhas de voto a favor ou contra. As pessoas não têm dúvida do que querem. Não têm. Só estão a causar confusão na cabeça, e isso é anti-democrático.
b) Abstenção. Será que estávamos todos assim tão ocupados? Ainda bem que encontrei o meu cartão de eleitor (também só o tenho há tão pouco tempo). Só mais um pouco, para este referendo servir de alguma coisa.Mas agora é tarde.
c) O que mais me chocou no final do referendo foi ver por exemplo, as filmagens da "FESTA DO NÃO" que apesar de terem perdido, estavam todos felizes porque não era vinculativo, tal como a "FESTA DO SIM" que apesar de nao ser vinculativo, ganharam. Ora o que estava em questão nestas festas não tinha um cabelo a ver com o aborto. Eu quando vi os resultados, não tive reacção para além de verificar os resultados. a reacção estava pre-programada. Se x ganhasse, sabia como seria a seguir. se y ganhasse, também sabia. O que estava em causa nestas festas era mais do que qualquer coisa os "partidos" (essas fenomenais instituições das quais eu tanto gosto) a revelarem a sua vitoria política neste referendo. Francamente, deixam-se levar assim? É uma democracia. Não se deve festejar nada. É uma opinião. Deve-se aceitar que se calhar estamos errados, ou que talvez estejamos certos. A verdade nunca é final. A verdade é um conceito criado, como a utopia ou a perfeição. A única coisa que é verdadeira ou utópica ou perfeita é o que não é controlado por nada. Algo maior que nós. Mas isso não tem nada a ver. Nem a quantidade de verdade adquirida aqui tem a ver. Só tem a ver a reacção como as pessoas encararam isto. Parecia que portugal tinha ganho o mundial. Aí sim, ia vir algum dinheirinho para o nosso país, alguma publicidade e algum prestígio (palavra à là gato fedorento).

Quando me dei conta do que sentia perante estas pessoas, tomei uma decisão.

Hoje não sou benfiquista. Se me perguntarem na rua di-lo-ei, "sou do benfica", porque é socialmente necessário. Mas não, não me interessa nada. Não me posso prender a um treinador, a um ou onze jogadores, a um presidente, a uma cor ou a um local. Se o benfica é de Benfica, então eu devia ser do portimonense. O que tenho a ver com um clube de que não tenho nada a ver? O que quero eu com estes jogos? O que apoio? uma cor? não, as cores mudam. Uma pessoa? ninguém fica lá a longo prazo, e qual é o objectivo da "adepção"? Apoiar a todo o prazo. Não é para mim apoiar uma coisa que nunca é a mesma. Apoio a selecção porque sou português, mas dou de bom grado a vitoria a quem jogar melhor que nós. Metia-me sempre raiva os "benfiquistas" que encontrava na rua, que depois de um jogo em que perdemos porque não jogámos nada (acontecem muitos, nestes tempos), e eu dizia "bem até merecemos, os outros jogaram melhor que nós, até porque nós não jogámos nada de jeito..." e a resposta era invariavelmente "O benfica nunca joga mal, o benfica ganha sempre." Montem uma igreja! ah, esquecam, já têm uma catedral... ou tinham...

Assim, deixei de ser adepto do benfica, para ser adepto de futebol. Ainda aprecio um bom jogo, mas são difíceis de encontrar. Apesar de todo o louvor, o jogo inglês é muito técnico, o jogo espanhol e português muito distraídos e mais não tenho interesse. Mas quando estas potências futebolísticas se concentram para se batalhar, quando a créme de la créme destas nações (a nível futebolístico) é convocada para travar tal batalha, aí sim. Até porque os ingleses são assim, e nós, e os espanhóis, somos assim, mas não conseguimos esta " harmonia " quando jogamos nas nossas ligas.

Aposto que é o texto sobre futebol mais esquisito que já leram. E não, não acredito que o apito dourado seja sobre futebol. Mais política? bah.. tou a ficar enjoado.

Entretanto começou um semestre novo neste maravilhoso curso. Desta feita, apresenta-se com cadeiras que finalmente começam a aparentar ser dignas de um curso de informática. Admito, matemáticas são muito importantes, a física num ramo de informatica já deixa de perder sentido, mas va la, temos que usar a matematica em qualquer lado... mas era necessario guardar o bom para o fim? Não admira que toda a gente se vá embora no primeiro ano... não há prospectos de melhora...Enfim, desabafos. Agora já tá.

Resistiremos, perduraremos, seguirei através de todos os obstáculos que se puserem diante de mim, e olharei para eles e analisá-los-ei sempre, de forma a melhor definir para onde sigo depois.Usarei a ajuda que me for oferecida, e agradecerei o conhecimento que me for fornecido. O conhecimento é tudo e nada neste mundo. Quanto mais sei, mais sei que não se sabe nada. Não é uma questão de "Eu só sei que nada sei", é uma questão de "Eu só sei que não se pode saber nada". Mas podemos tentar. É isso que somos. É isso pelo menos que eu quero que sejamos.

O melhor anuncio

A sério, nem dá tempo de editar a fonte (font, va la, paciencia), quero mostrar-vos o anuncio que me deixou a rir durante 15 minutos.

Sem mais delongas, dou-vos:

Friday, February 09, 2007

Carrega com quanto mundo quiseres aos teus ombros. tens o direito. não tens de o carregar todo, mas se carregares pelo menos um pouco estarás a fazer mais pelos que te seguem.

Saturday, February 03, 2007

Purpose

Sometimes i sit... Sometimes i just sit. And let the world fly by... All the worlds... What have i become? What will be of me? What will be of us? Why do we behave in such a manner? I sometimes wish for the past... but cannot avoid regretting such a wish... if we had not the strength to kill each other, what would be of us? If we had not the strength to look above reason for a reason, what would be of us? Sometimes i wonder, would we not be better if we weren't human? What have i done to deserve this? what have i done to deserve this good i get, this ill i feel? What have you done to deserve what i have done to you? why do my fingers move with no control of my own? why do i point in the other direction? Why do my lips speak words as these? Why do i kill you, my friend, my brother?..

The motto of my life, 'I know not...'. I know not what i am, i know not why we are here, i know not what we have done. what i have done.
I know not why my eyes stare blank at one direction while this hand still smokes in another direction.
I know not what this was.
i know not what i know. i know not.