Yes, I'm a sellout.

Saturday, December 30, 2006

O Natal nas tribos do sudoeste europeu

Vamos descrever este evento que ocorre em cada 365 dias, na altura em que faz mais frio (sem sentido , informo que estou a ouvir Dire Straits (porra é com gh ou não?) - Money for nothing) e que provoca uma alteração incrível no comportamento deste espécime:

T-10 dias: Alguns membros da espécie começam a sorrir enquanto passeiam pelas ruas. Inicia-se por cerca de 4% dos membros da tribo a troca de objectos metálicos e pedaços de um tecido ou material liso por outros objectos.

T-5 dias: Há um movimento global de sorrisos por entre cerca de 90% dos membros da tribo. O acto efectuado anteriormente por 4% dos membros é agora efectuado por 40%. Um aumento de 10x de movimento nas ruas. Parece que usam os objectos metálicos e os pedaços de tecido como moeda de troca. Cerca de 80% dos maus pensamentos e hostilidades deste planeta cessam. Os membros parecem tornar-se mais humanos.

T-2 dias: Há uma súbita alteração radical da tendência anterior. As pessoas agora movem-se rapidamente e sem qualquer atenção ou cuidado para com as pessoas que as rodeiam. O anterior sentimento de humanidade torna-se num clima hostil de stress, pressão e agressividade. A troca é agora efectuada a 96% da população em estudo. Lembro que isto é 21,5x o número inicial. Os espécimes começam a guardar mantimentos nas suas casas como se estivessem no limiar de uma guerra ou de uma limitação de alimento, apesar de nada ter acontecido.

T-1 dia: Os membros da população comem cerca de metade dos mantimentos antes obticdos.À semelhança dos ursos, os espécimes mais velhos da população "hibernam" após o "banquete". Os membros mais novos da população entram num estado de euforia gerado pelo que os membros adultos lhes dizem e os níveis altos de açúcar.Isto é, cerca de 30% dos membros novos da população correm desenfreados pela casa, enquanto os restantes 70% apenas agitam os braços, devido ao excesso de peso.

T-1 minuto: Os membros mais novos são levados para uma zona de forma religiosa e os membros adultos da população trazem oferendas ao que se assemelha a um pinheiro. Devem considerá-lo a imagem do seu deus. Este ritual deve ser uma homenagem a ele.

T: Os membors mais novos são libertados para a zona do "pinheiro" e toda a população rejubila de felicidade. Nesta altura não há um único mau pensamento na população. É um estado fenomenal de harmonia e utopia.
Em alguns locais há relatos dos membros mais novos saírem à rua e olharem o céu. Talvez tentem ver o seu deus.

T+2 minutos: Os membros adultos separam ou delegam alguém que separe as oferendas por entre os presentes.

T+4 minutos: A população inteira entra numa onda de destruição completa, ao rasgarem e arrancarem os ornamentos das suas oferendas. Soam as primeiras bombas e balas. Começa uma onda de ressentimentos de nível pessoal entre os membros que rasgam as oferendas. Parecem decepcionados com uma ou outra oferenda. O que será que o deus deles achou das oferendas, se nem eles gostam delas...

T+14 horas: A população consome os restantes mantimentos numa desesperada tentativa de deixar os seus invólucros vazios. Metade da população viaja da casa anterior para outra.

T+1 dia: O dia passado não passa de uma memória, ou em alguns casos, de uma razão para uma vingança no próximo ano. Toda a felicidade e harmonia presenciados nos dias passados ganham a forma de "ressaca" em que as pessoas expelem os seus sentimentos de felicidade através de um comportamento normal. Aquele movimento penular dos indivíduos de um local para outro, sem sentido e sem vontade, robotizado e automático, numa palavra, desumano.

Isto é que é vida! Naturalmente engordei de novo, sim porque tenho alguns problemas de peso (não muitos, acho eu, mas o suficiente para me preocupar).

E agora a passagem de ano? O que é que este povo vai fazer? comer fruta seca de empreitada e embriagar-se?

Melhor, sexo com desconhecidos, algumas ocorrências pontuais de sexo embriagado que dá azos a gritos no dia seguinte de manhã do género " Quem és tu!? O que é que faço na cama com uma pessoa tão feia/nojenta/coiso?"

Vá lá, a nossa sociedade vista de longe parece um pouco estúpida, não?

Esta é a minha, a vossa não sei como é, mas tomo a minha como exemplo e padrão. Peço desculpa se ofendo alguém.

Não tenho feito grande coisa para além de pensar no que fazer na passagem de ano. Estou a tentar reunir gente, mas parece que nesta altura é dificil. Vocês divirtam-se.

Frase do dia, private joke para mim mesmo, "Há oços no frigorífico"

Coijo

1 comment:

suz said...

Como somos futéis e hipócritas para connosco próprios quando nos tentamos convencer de que somos superiores às tribos indígenas, só porque somos civilizados. Resta acrescentar que, como não poderia deixar de ser, nós é que inventámos o conceitos de civilizado. Seria interessante saber o que é que as tribos indigenas pensam de nós. Mas sinceramente, acho que eles estão-se nas tintas para nós. É que eles devem ter coisas mais importantes para fazer. Nós, nem por isso. Por isso passamos um ano inteiro a construir pequenos momentos de felicidade, um aqui outro ali, ainda que a memória nos traia e nos faça esquecer isso em menos de 1 seg...

Não há nada a fazer, that's who we are!
O máximo que podemos fazer é homenagear os pequenos momentos de felicidade que o Natal nos traz, fazendo este tipo de comentários, mais ou menos satíricos, da nossa sociedade, da nossa realidade.

Já vai tarde (pelo menos na opinião dos restantes membros da sociedade), mas nunca é demais dizer:
Feliz Natal